Somos todos Bel Pesce.

Provavelmente você já viu a capa ou leu o livro de Seth Godin “Todo Marqueteiro É Mentiroso!”. Recorrendo à sinopse, ele diz que “Todo profissional de marketing conta uma história. E se eles fazem isso direito, nós acreditamos neles. Nós acreditamos, por exemplo, que vinho é mais gostoso numa taça de $20 do que numa taça de $1, e acreditando, isso se torna verdade. Profissionais de marketing bem-sucedidos não falam sobre vantagens, nem mesmo sobre benefícios. Em vez disso, eles contam uma história. (…) Todas as empresas precisam fazer marketing para se manterem competitivas, e fazer marketing é, essencialmente, inventar histórias”.

Seth Godin é uma das principais referências do marketing não é de hoje, mas o grande erro que muitos profissionais da nossa área já cometeram e ainda cometem até hoje é levar essa sinopse à cabo, à risca e, pior, ficar somente na sinopse. Em alguns casos, carece ler o livro. Este, outros e, além de tudo, ter uma boa experiência. Falta entender e aplicar que Marketing é muito mais do que contar boas histórias. Um dia pode até ter sido, mas não é mais há bastante tempo. Esta constatação aproxima estes profissionais de marketing da tão falada Bel Pesce.

Desde que “A Menina do Vale” surgiu, muitas pessoas me perguntaram o que achava dela. Sempre disse duas coisas. Primeiro reconhecia a sua habilidade em fazer o que era proposto para a sua audiência. Ela tem sucesso nisso. Tem seu público. É como Romero Britto e Paulo Coelho. Negar o sucesso deles é puro recalque. A segunda questão é a que fala mais próximo aos profissionais de Marketing. Havia mais espuma do que chopp. Mais romance do que realidade. Faltam fatos que sustentem a história. Falta consciência. E nesse ponto há muitas Bel Pesce…

Para continuar lendo este texto, clique no banner abaixo.

banner-continuarlendo

Mais em

Publicidade

Newsletter

Ao se cadastrar você declara concordar com nossa Política de Privacidade.