Sebrae

Sebrae dá dicas de como manter o foco em tempos de crise

Entidade ensina a superar o período de desaceleração na economia

O Sebrae-MG divulgou dicas de como manter o foco no negócio em tempos de crise. Entre outras dicas para crescer com direção, a entidade pontua que deve-se manter atento ao plano de negócios, ser criterioso ao diversificar o portfólio e calcular os riscos.

Minas Haroldo Santos, analista do Sebrae, afirma que a necessidade de compreender o público-alvo se torna ainda maior quando o período vivido pela economia é de crise. Nesse caso, entender a mudança no comportamento de consumo e expectativa das pessoas é importante para se manter no topo. Com raras exceções, as empresas e suas marcas não possuem uma participação de mercado tão dominante que já não tenham mais espaço para crescer, segundo ele. “Isso significa que, mesmo em tempo de recessão, ainda existe a possibilidade de conquistar novas vendas e, consequentemente, novos clientes”, explica.

O analista sugere também que aquela vontade de oferecer um pouco de cada coisa e atender a todos ao mesmo tempo deve ser deixada para trás. Compreendido isso, o trabalho é direcionado em apenas um sentido. Ao longo do caminho, caso seja necessário, pode-se acrescentar novos valores ao serviço e produto, fazendo com que o negócio se diferencie dos demais e se torne mais competitivo. “Com isso, o empreendedor passa a fidelizar clientes e faz com eles indiquem o seu serviço e produto às outras pessoas”, afirma.

Além disso, a entidade recomenda que após identificar o foco, deve-se começar a usá-lo a favor do crescimento, já que quando se sabe o motivo de existir e quais pessoas consomem determinada marca, é mais produtivo trabalhar com estratégias que mantenham o cliente por mais tempo fiel ou o levem a gastar mais. Por isso, Minas afirma que é importante fazer com que o foco saia da teoria e seja aplicado no dia a dia. Ao definir o objetivo, a atuação passaria a ser mais direcionada e desperdícios seriam evitados, o que contribuiria20 para a economia de custos. 

“Por fim, antes que seja tarde, arrisque-se. Foco não é sinônimo de padrão e monotonia. Ao contrário. Quem sabe o que quer, possui mais segurança para dar um novo passo. E não há melhor maneira de fazer isso do que agora. Por se tratar de um período de instabilidade, as empresas que se fortalecem na recessão estarão em um patamar de destaque quando a economia for restabelecida”, diz o analista.

Publicidade

Newsletter

Ao se cadastrar você declara concordar com nossa Política de Privacidade.