Peças De Mobiliário Urbano Denunciam Sujões De Ruas

Cidade de Hong Kong conta com sistema que analisa DNA de quem suja a cidade

Quem é que nunca se incomodou de ver alguém jogar lixo na rua, sem se importar?

Pois agora a cidade de Hong Kong conseguiu criar um sistema que identifica o DNA de quem suja as ruas e expõe rosto delas em peças de Mobiliário Urbano, fazendo elas pagarem um mico terrível. A ideia é que a exposição pública iniba o comportamento de jogar lixo nas ruas.

A campanha, que conta com o título de “A cara do lixo” é patrocinada pela ONG Hong Kong Cleanup, em parceria com as revistas “Ecozine” e “Nature Conservancy”. Foi idealizada e executada por uma empresa de publicidade local, em parceria com a NanoLabs Parabon, empresa de biotecnologia dos Estados Unidos especializada em análise de DNA.

Para chegar aos infratores, a prefeitura recolhe lixo como pontas de cigarro, preservativos e chicletes, e extrai amostras de DNA. Com a análise detalhada desse material foi possível criar um perfil de como seriam as pessoas que praticam esse tipo de ação. O sistema é tão sofisticado que inclui detalhes como o tom de pele, a cor de olhos e cabelos, a forma do rosto e a ascendência étnica.

As imagens baseadas no DNA extraído estão sendo reproduzidas em abrigos de ônibus e estações de metrô de Hong Kong, para tentar sensibilizar as pessoas a evitarem esse tipo de comportamento que só prejuízos traz à toda a população.

Jorge Luiz Mussolin

Mais em

Publicidade

Newsletter

Ao se cadastrar você declara concordar com nossa Política de Privacidade.