O Dia em que Kotler morreu

Os especialistas em digital – e parafraseando João Dória “ah como amo os especialistas”–mataram o pai do marketing. Hoje tudo é só digital, logo o “tiozinho que escreveu aquele livro gigante que nunca ninguém leu, mas que o chato do professor da facul mandou comprar…” pode ser deixado de lado. De fato, esse “tiozinho” com PhD no MIT, Pós-Doutor em Harvard simplesmente escreveu um livro gigante. Consultoria para IBM, Michelin, General Motors e ser a 6ª pessoa mais influente do mundo dos negócios, claramente, vale muito menos do que a sacada genial que o social media teve para o post de dia dos pais. Esse senhor, certa vez ousou em falar sobre os 4 Ps do marketing. Quão atrasado está. O digital não precisa saber disso.

Preço, o cliente decide. Produto o cliente produz. Praça é o cliente que cuida, mas Promoção, ah esse é com o “xoxialmedia” e seus memes. Engraçados, irônicos, desafiadores. Fotos de Shutterstock, logo do cliente e manda para o ar. Nada além disso. O consumidor que goste da ideia, afinal, ela é a grande sacada.

Antes, era só isso e gerava um caminhão de “likes”, mas o tal “Mark” mudou as regras do jogo. Agora é preciso pagar para ter likes. As agências piram, mais uma fonte de BV. Agora o digital dá dinheiro. Tem mídia e só assim que se ganha dinheiro com o digital. A ferramenta do Facebook é simples de mexer, segmentação bacana, milhões de impactos. Não precisa de planejamento ou estratégia. Digital é fazer, é tático, planejamento, é perda de tempo. Planejar para fazer um post? Putz! Coisa de velho! Novos seguidores na página, milhares de likes. Objetivo alcançado, o próximo passo é fazer tudo de novo. Mas e o resultado? Ué, likes são o que? O marketing está cada vez mais orientado a dados. Kotler falava disso em 2009 já. O mercado fala hoje. Mas deixe o tiozinho de lado, ele morreu em 2017 quando lançou o livro Marketing 4.0, não é preciso ler. Agora que ele vai falar de digital? Não trará nada de novo…

Por Felipe Morais

Para continuar lendo este artigo, clique no banner abaixo.

Mais em

Publicidade

Newsletter

Ao se cadastrar você declara concordar com nossa Política de Privacidade.