Menu

Isca ruim não atrai peixe bom

Um dia me deram um prazo curtíssimo pra entregar um estudo grande e complexo. Fiquei imaginando o que aconteceria se eu criasse uma apresentação inteira “fake”. Um arquivo bem produzido, com efeitos profissionais, recheado de estatísticas inventadas, gráficos impressionantes, fontes que nunca seriam checadas e conclusões bem elaboradas. Algo que poderia ser apresentado com maestria e convicção, usando as melhores práticas dos treinamentos de técnicas de apresentação.

Será que alguém perceberia? Será que o resultado seria o esperado? 

Enquanto você pensa nessa situação, faço um paralelo: 

A situação econômica difícil e a facilidade de conseguir contatos na internet está fazendo as caixas postais dos marketeiros ficarem cheias de propostas. Todo mundo está em busca de clientes novos e, para isso, criam “ppts” pirotécnicas cheias de promessas e superlativos. 

“Venha, peixe! Morda o meu anzol porque a minha minhoca é a melhor do mercado.” 

É assim que me sinto cada vez que recebo um contato de um fornecedor totalmente desconhecido com um material aleatório me pedindo 15 minutos pra um café semana que vem, me chamando pelo nome errado. 

Caro colega desesperado em vender, preciso lhe contar uma coisa: mandar uma apresentação padrão para milhares de pessoas que você não sabe nem o que fazem é mais parecido com SPAM do que com uma venda bem feita.  

Isso sem falar que os peixes mais experientes da lagoa vão sacar rapidinho que sua venda é bem mentirosa. Muita coisa ali foi inventada para esconder o anzol, que eles já farejaram no primeiro segundo. 

Foi pensando nisso que eu descobri o que aconteceria se eu fizesse a obra de ficção que estava me tentando no primeiro parágrafo. Talvez eu fisgasse algum peixe uma vez. Talvez até duas vezes. Mas com o tempo…. ia morrer de fome. Essa lagoa é bem menor do que parece e os peixes mais cedo ou mais tarde se cruzam por aí para falar sobre os anzóis que viram. 

O que eu fiz? Contratei ajuda pra fazer tudo bem feito dentro do prazo. 

Mas minha caixa postal continua cheia de minhocas maquiadas… 

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

– Publicidade –

Notícias Recentes

Cadastre-se

Fotos Recentes