Veja o que é necessário para explorar este setor que vem crescendo no país
Embora não seja necessário ser nenhum atleta para produzir e comercializar roupas esportivas, é essencial que os empresários que desejam investir neste mercado conheçam e pesquisem sobre os materiais e tecidos, sem descuidar da moda.
Segundo a Associação Brasileira da Indústria do Esporte (Abriesp), o mercado de roupas e artigos esportivos vem se mostrando bastante próspero movimentando valores em torno de R$ 5 milhões ao ano. De acordo com a Associação, trata-se de um mercado crescente no cenário brasileiro, reflexo do país como sede da Copa do Mundo e as Olimpíadas.
Outro fator significante é o número cada vez maior de brasileiros que decidem se dedicar a algum esporte, motivados pela busca por uma vida mais saudável. Se você está procurando um diferencial para o seu negócio e vê esta área como uma boa oportunidade, fique atendo as variáveis que afetam este tipo de empreendimento e como o mercado se comporta, a seguir.
Conforto + funcionalidade
Hoje em dia, grande parte das empresas deste setor tem como prioridade a busca por conforto e funcionalidade em seus produtos, entregando um vestuário que agrade tanto pela comodidade quanto pela estética.
Para garantir que este resultado seja alcançado, a indústria da estamparia vem se adequando a essas necessidades. Hoje já podemos encontrar no mercado estampas respiráveis e que não prejudicam o conforto térmico da peça.
Uma tendência que vem se instalando é a utilização do power film e do sport film para personalizar as roupas esportivas. Além de serem versáteis, é possível aplicar em tecidos sintéticos ou de algodão, ambos permitem a sua utilização em diversas cores, proporcionando custo benefício ao empresário. Para a aplicação de marcas, números e desenhos em geral, esses filmes permitem que sejam inclusos detalhes coloridos, o que resulta em um visual atual e com alta durabilidade.
O objetivo principal deste material é atingir cada vez mais consumidores, que não estejam necessariamente preocupados com performance ou resultados um atleta profissional. Por isso, o enfoque nessas produções será sempre a funcionalidade do material.
Inovações
Para se manterem atualizados, o mercado está em constante desenvolvimento de novas tecnologias para entregarem um produto final que atenda as necessidades específicas de cada consumidor. Um destas inovações, que deu origem a uma infinidade de tecidos disponíveis no mercado, foram os tecidos de secagem rápida, como o dry fit, por exemplo, que proporcionam o conforto térmico ao usuário.
Outra novidade, e que vem fazendo sucesso no mercado, são os tecidos com proteção solar ou com propriedades bacteriostáticas. Quem deseja atuar no mercado é fundamental ficar atento e ajuste a modelagem e os tecidos à necessidade de cada esporte. Tecidos com boa elasticidade, resistente a diversas lavagens, toque agradável, boa troca de calor e proteção contra odores estão caindo no gosto do público.
Embora muitas vezes seja encontrado por altos valores, o vestuário esportivo costuma ter uma boa venda e encontra consumidores dispostos a pagar um valor mais alto pela sua funcionalidade.
Para quem quer entrar para esse mercado, uma dica é investir no nicho de acessórios, que mesmo com um público bastante específico, necessita de empresas que atuem nesse ramo do negócio.
Fonte: Redação