Conheça as soluções de marketing para revolucionar o PDV
Desejo de comprar chegou à ponta dos dedos, literalmente, em 3D. Conheça as soluções de marketing inteligente, que grandes marcas como Adidas, Audi, Ferrari e Lamborghini estão adotando para atrair e fidelizar seus aficionados
No destaque: a vitrine virtual da Adidas.
“Posso ver outros modelos?” Essa é a pergunta mais comum do consumidor em lojas de bens de consumo e concessionárias de automóveis. Na era digital, a missão dos profissionais de marketing é desenvolver campanhas no ponto de venda, usando tecnologias inovadoras capazes de despertar o desejo de compra do cliente. É o chamado marketing inteligente. Neste campo, a RTT do Brasil desenvolve soluções digitais em 3D, com opções personalizadas, que condicionam o ambiente de compras aos estímulos sensoriais do comprador.
De acordo com Mariangela Salaroli, designer da RTT do Brasil, essa possibilidade tecnológica permite, além da interatividade com o produto em 360 graus, a sensação de realidade, volume e de novidade. A experiência lúdica, por sua vez, proporciona a fixação da marca à inovação, que faz com que o cliente queira repetir a vivência interativa e disseminar suas impressões a outras pessoas. Resultado: aumento dos negócios no PDV. “Nossos configuradores são bastante intuitivos e têm como objetivo proporcionar sensações prazerosas ao consumidor. Podemos oferecer desde catálogos virtuais, websites inteligentes até opções de broadcasting, produzidos somente com imagens digitais extremamente reais”, complementa.
“A experiência intuitiva e emocional do comprador no ponto de venda, com produtos dinâmicos, faz com que ele faça associações construtivas com a marca”, ensina. No mundo inteiro, a maioria das montadoras utiliza os recursos da RTT. Departamentos de marketing de grandes empresas da indústria automobilística como Audi, Ferrari e Lamborghini também utilizam esses instrumentos. No setor de bens de consumo, a Adidas adota o recurso em suas lojas.
Audi City
Presentes no Brasil desde 2005, os carros Audi tornaram-se objeto de desejo dos brasileiros, no segmento de luxo. A marca é sinônimo de tecnologia e de modernidade. Em julho de 2012, a empresa apresentou em Londres um arrojado projeto: a Audi City, um novo formato de varejo automobilístico. Numa área compacta, todos os modelos da marca são apresentados em formato totalmente digital. Até 2015, o modelo será estendido para mais 20 lojas em todo o mundo.
Na Audi City, os visitantes podem digitalmente selecionar o modelo de interesse a partir de inúmeras opções de configurações disponíveis e visualizá-lo em tamanho real. Além disso, detalhes técnicos como o sistema de transmissão, carroceria ou tecnologias de iluminação em LED podem ser apresentados individualmente, a fim de fazer as inovações compreensíveis de forma intuitiva.
Peter Schwarzenbauer, vice-presidente mundial de marketing e vendas da Audi, resume: “Com a Audi City estamos criando uma experiência única da marca, que integra o ambiente cotidiano de nossos clientes ao nosso portfólio online. A Audi City oferece novas possibilidades de serviços personalizados e um contato ainda mais individual com o cliente”, reforça. Assista aqui
Ferrari
Entre as marcas mais cobiçadas como fetiche para o público consumidor de esportivos de luxo, sem dúvida nenhuma, está a Ferrari. A logomarca da escuderia, com o cavalo negro empinado num fundo amarelo, vende de automóveis a chocolate e é usada por outras empresas, como Shell, Nestlé e TNT, em suas ações de marketing.
No Brasil, o Grupo Via Itália, importador oficial da montadora no País, acabou de inaugurar a primeira “Ferrari Store” do mercado brasileiro. A loja vende produtos relacionados à marca, como miniaturas, roupas, acessórios, malas de viagem, relógios, entre outros.
No segmento carros vermelhos de luxo, a Ferrari é inigualável em técnicas, métodos e processos, da concepção, aos experimentos de protótipos, ao lançamento e comercialização de veículos fora de série. Sua personalização chega ao ponto de manter ativo um ateliê virtual, em que o cliente pode escolher cada elemento do carro, da cor dos bancos de couro até o tipo de costura. “Quando você considera a compra de uma Ferrari, a considera pelo desempenho”, diz Enrico Galliera, diretor comercial e marketing da Ferrari. Acesse o site
Lamborghini
Com mais de 120 concessionárias em todo o mundo, o nome Lamborghini significa excelência de qualidade, confiabilidade e técnica. Como estratégia de marketing quase todos os seus carros têm nomes de touros, seguindo a diretriz de seu logotipo. No Brasil, a Lamborghini São Paulo foi a primeira concessionária da marca de superesportivos.
“O conceito da Lamborghini é unir luxo, lifestyle e tecnologia”, afirma Viviane Polzim, diretora de marketing do Grupo Via Itália, representante oficial da marca no Brasil. Configure a sua aqui
Adidas
De origem alemã, a Adidas é uma das marcas mais famosas do mundo esportivo. Há poucos dias, inaugurou na Alemanha, sua primeira vitrine virtual com o conceito de janela interativa digital. A solução permite que os consumidores interajam com 8 mil modelos da Adidas. Os recursos da parede virtual permitem dar zoom, rotacionar, escolher cores, obter informações, tuitar, colher depoimentos, arrastar produtos, comprar e mandar entregar o modelo escolhido em casa.
As imagens são geradas em 3D em tamanho real e podem ser acessadas com a ponta dos dedos, garantindo precisão na escolha, no tamanho e no design. Numa sacola virtual, o consumidor pode colocar os produtos e efetuar a compra. Acesse
Para saber mais, acesse: www.rttbrasil.com