Comunicação Visual – Um mercado em constante expansão.

Comunicação Visual – Um mercado em constante expansão.
22/08/2016   Publicado por Bruna Costa  

O mercado de comunicação visual é um mercado em constante expansão devido aos diversos recursos tecnológicos que estão surgindo no mercado, muitos processos gráficos estão se tornando mais fáceis de serem concluídos. Com um sistema de impressão mais rápido, o mercado demanda mais tecnologia e mais profissionais qualificados.

O docente Evandro Luiz Capelasso, do curso técnico em Comunicação Visual do Senac Lapa Scipião falou um pouco mais sobre este tema para a Revista Empresário Digital.

Qual o conteúdo trabalhado no curso?

O Técnico em Comunicação Visual, ao exercer suas funções, atenderá às necessidades identificadas no mercado de trabalho nas áreas de criação e produção de peças gráficas editoriais, institucionais, publicitárias e promocionais

O aluno poderá atuar em empresas prestadoras de serviços gráficos (birôs), editoras, gráficas convencionais e digitais, estúdios de design gráfico, agências de publicidade e propaganda e de promoções, na qualidade de funcionário ou prestador de serviço.

A organização curricular do curso Técnico em Comunicação Visual está estruturada em cinco módulos, compreendendo em seu itinerário formativo e quatro Qualificações Técnicas de Nível Médio.

Módulo I

Qualificação Técnica de Nível Médio de Assistente de Arte

Módulo II

Qualificação Técnica de Nível Médio de Programador Visual de Design Institucional

Módulo III

Qualificação Técnica de Nível Médio de Programador Visual de Design Editorial e Publicitário

Módulo IV

Qualificação Técnica de Nível Médio de Programador Visual de Design Promocional

Módulo V

Gestão Empreendedora para Comunicação, Arte e Design

Os Módulos de I a V são pré-requisitos e correspondem à Habilitação Técnica de Nível Médio em Comunicação Visual.

Dos conteúdos trabalhados

O módulo I – Programação Visual Gráfica, prevê o desenvolvimento de competências, contextualizando as possibilidades de trabalho do Assistente de Arte, na execução de layouts e gabaritos, composição de textos, edição e tratamento de imagens e finalização de projetos.

Na sequência, o módulo II Programação Visual de Design Institucional possibilita ao aluno o desenvolvimento de competências, envolvendo atividades em que o aluno irá criar, desenvolver e finalizar digitalmente projetos de identidade visual.

Ao passar para o módulo III, Programação Visual de Design Editorial e Publicitário, são desenvolvidas competências para a criação, o desenvolvimento e a finalização digital de projetos editoriais tais como revistas e livros, e anúncios para mídia impressa.

Na sequência, o módulo IV Programação Visual de Design Promocional e de Marketing Direto propicia ao aluno o desenvolvimento de capacidades para criar, produzir e finalizar digitalmente embalagens cartotécnicas, integrando-as com suas peças de Ponto de Venda (PDV), por meio da realização de projetos individuais orientados pela demanda de mercado.

Finalizando com o módulo V, Gestão Empreendedora para Comunicação, Arte e Design, o aluno é estimulado a identificar oportunidades de negócios nas áreas de comunicação, arte e design, planejar ações para implementá-las e de gerir sua carreira como funcionário, profissional autônomo ou empresário, assumindo postura empreendedora em suas atividades.

Trata-se de um curso com conteúdo muito abrangente, que procura preparar o aluno para atuar em diversas frentes da mídia impressa.

Qual a relação desse conteúdo e o que o mercado necessita?

O mercado de trabalho está mudado. O profissional que ingressa na área de criação e produção de mídia impressa deve ter uma formação completa, polivalente e de fácil adaptação as mudanças de cenários.

No Senac São Paulo, temos como proposta pedagógica para a educação profissional a promoção das pessoas, organizações e comunidades, buscando fortalecê-las por meio de um processo que visa à inserção social e à ação participativa. Nossa prática pedagógica é voltada para desenvolver as competências para o trabalho e para a melhoria da qualidade de vida.

Atuando em sala de aula, buscamos trazer a realidade do mercado de trabalho nas atividades desempenhadas.

Enfatizamos ainda a aprendizagem significativa, estimulando a autonomia do aluno na busca constante de conhecimento.

Nossa prática pedagógica está estruturada sobre os quatro pilares fundamentais da educação, segundo a UNESCO: aprender a aprender; aprender a fazer; aprender a conviver; aprender a ser, procurando assim proporcionar características essenciais a este aluno com uma formação completa.

Quais são as práticas desenvolvidas no curso?

No curso, a equipe de monitores de educação profissional tem como eixo norteador proporcionar conteúdos para realização de projetos. Assim, todo os conteúdos são planejados visando atender uma aprendizagem dinâmica e significativa. O aluno é estimulado a realizar pequenos projetos aula a aula, objetivando a construção de um portifólio de trabalho de sua autoria.

A transição entre módulos é marcada por um projeto integrador das bases tecnológicas ministradas, ou seja, este aluno é levado a criar e planejar cinco projetos específicos que são eles:

Módulo I – Elaborar o projeto gráfico de um catálogo de imagens e ilustrações a ser apresentado aos clientes, e um postal para o lançamento do projeto.

Módulo II – Criar uma marca, desenvolver e finalizar um manual de identidade visual para uma empresa a ser criada ou escolhida por ele, por meio de softwares adequados.

 Módulo III – Criar, desenvolver e finalizar um projeto editorial de uma revista, considerando o público-alvo e o tema escolhido.

 Módulo IV – Criar, desenvolver e finalizar projetos de embalagens cartotécnicas e seus materiais de Ponto de Venda (PDV).

Módulo V – consiste na elaboração de um Plano de Negócio voltado para a abertura e gestão de uma empresa ou do desenvolvimento de um produto.

O projeto é o fio condutor que integra todas as ações, materializando-se pouco a pouco em cada etapa. É dele que emanam os desafios para os quais os alunos deverão buscar e criar as soluções.

O investimento total do curso é de R$ 6.556,00 e pode ser parcelado em 18 vezes no boleto bancário ou em 12 vezes com os cartões Diners, Hipercard, Mastercard e Visa.

Para saber mais, clique no banner abaixo.

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