Comportamentos que transformam líderes diante aos desafios 

Comportamentos que transformam líderes diante aos desafios 
26/09/2018   Publicado por Juliana Caveiro  

Autoconhecimento

Antes de qualquer coisa, quem está num cargo de liderança ou almeja uma vaga assim tem que conhecer profundamente a si mesmo. Saber quais são suas metas, características positivas e pontos que ainda podem ser aprimorados. Lembre-se que para liderar não basta conhecer detalhadamente as especificações técnicas e ter talento. É necessário ter disciplina, organização e controle emocional.

Saber definir metas 

Em toda empresa há sempre muitas coisas a fazer e metas a alcançar. Para não se perder entre tantas atividades, o líder deve criar uma lista do que realmente é prioridade. Só assim será possível saber onde se quer chegar. Além disso, os líderes precisam comunicar os objetivos de forma simples e direta. A clareza facilita o alcance do resultado esperado, pois simplifica a busca por soluções que sejam eficientes.

Faça com que a equipe se sinta segura 

Muitos líderes costumam intimidar os colaboradores com seu título ou cargo quando entram em uma sala. Os líderes devem desviar a atenção de si mesmos e incentivar outras pessoas a expressar suas opiniões. Um líder precisa ser especialista em fazer os seus colaboradores a se sentirem seguros, confiantes e compartilhar as suas perspectivas, opiniões e pontos de vista.

Firmeza na tomada de decisões 

Os líderes são os tomadores de decisão. Eles facilitam o diálogo para capacitar sua equipe a chegar em uma conclusão estratégica. Eles se concentram em “fazer algo acontecer” e a tomada de decisões faz parte desse processo.

Comunicação sobre as expectativas 

Os líderes de sucesso são grandes comunicadores e eles lembram a sua equipe sobre os valores da organização e das expectativas de desempenho. Assim será possível garantir que sua visão está devidamente traduzida e que os objetivos deverão ser executados corretamente.

Dê e seja o exemplo 

Liderar pelo exemplo pode parecer algo simples, mas são poucos os líderes que fazem isso. Os líderes de sucesso praticam o que pregam e estão atentos às suas ações. Eles sabem que todo mundo está os observando e são incrivelmente intuitivos ao detectar possíveis problemas.

Recompense um bom desempenho 

Os grandes líderes têm sempre um “pulso forte” para promover o bom desempenho da empresa. Eles não só são ativos em cobrar boas performances como reconhecem o trabalho duro, por isso sempre fornecem e recebem feedback (retorno) criando relações de confiança com os seus companheiros.

Mantenha uma atitude positiva 

Os líderes conhecem os seus talentos e sabem como usá-los. Eles são especialistas em ativar os recursos e implantar as habilidades únicas. Os líderes de sucesso criam uma cultura de trabalho positiva e inspiradora. Eles sabem como definir o tom e trazer uma atitude que motiva a equipe a tomar determinadas decisões.

Seja um grande mestre 

Muitos colaboradores irão dizer que os seus líderes foram grandes professores! Os líderes de sucesso nunca param de ensinar porque eles também são motivados a aprender e a inovar. Eles usam parte do seu tempo para orientar os seus funcionários e buscam investimento em treinamento de equipe.

O bom líder é, acima de tudo, muito observador. Ele busca encontrar formas mais eficientes de cumprir os desafios da empresa. Para isso, conta com a ajuda da sua equipe para aperfeiçoar os processos da companhia. O bom líder vê a busca por melhoria como um diferencial competitivo, que torna a atuação da empresa mais resiliente num contexto onde existe muita concorrência. Para isso acontecer, o líder procura mensurar os processos e os resultados para ter conhecimento da gestão da empresa e, com isso, consegue fazer correções no desempenho do negócio. E você, o que está fazendo para ser um bom líder?

 

Iara Luz é Master Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching e fundadora da Direction Coaching, empresa preparada para guiar transformações positivas em empresas e organizações. Atua há mais de 20 anos na área de liderança de equipes e trabalha como Coach de Vendas aplicando técnicas de Coaching e PNL. www.iaraluz.com




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