Segundo estudo promovido pela Abit – Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT), o Brasil é o quinto maior produtor têxtil do mundo, e é o segundo maior gerador de empregos, perdendo apenas para o setor de alimentos e bebidas, baseado em dados divulgados em relação ao ano de 2015.
O mercado têxtil tem apresentado números expressivos de crescimento no Brasil, apesar da crise econômica que afeta todo o país. No ano passado, o faturamento do setor chegou a US$ 36,2 milhões, sendo que mais de 5,5 bilhões de novas peças foram produzidas.
Muitas empresas estão investindo cada vez mais em divulgação com ferramentas de marketing como anúncios digitais e novas formas de captar clientes fiéis, além disso, as empresas estão investindo em melhorias constantes nos produtos e serviços ofertados.
Assim, a internet se mostra como um dos grandes meios de atuação deste mercado no Brasil, já que o alto índice de busca por blogs e portais com dicas de moda está cada vez ditando essa tendência.
Segundo estudo divulgado no final de 2014 pelo Sebrae, a maioria dos homens realiza pesquisas na internet antes de investir em novas peças para o guarda roupa. Vale salientar também que os e-commerces tem se tornado uma opção cada vez mais atrativa para os compradores, sendo que em 2013, segundo o Sebrae, pela primeira vez o setor de moda e acessórios liderou o ranking de produtos mais vendidos online.
A tendência é que o mercado têxtil cresca cada vez mais e ainda segundo dados do Sebrae, em 2013 mais de 360 mil empresas foram responsáveis pela criação de mais de 676 mil novas vagas de emprego, gerando mais de R$ 9 bilhões em salários, com destaque para as classes B e C, mais operantes.
Apesar da tendência de consumo online, as lojas físicas ainda são essenciais para uma grande parcela do público, pensando nisso, é bom continuar investindo em infraestrutura, com os manequins por exemplo, que são a principal elemento visual do merchandising e otimização dos serviços, já que o número de shoppings e lojas de rua tem apresentado forte expansão em todo o Brasil.
O que você como empreendedor pode fazer para o mercado têxtil brasileiro?
Aproveitar as oportunidades que o mercado oferece é uma característica do empreendedor inteligente e antenado, com sede de crescimento. Baseado nisso, muitos empreendedores brasileiros podem prosperar.
O investimento em tecnologia de ponta, novas máquinas e conhecimento através de cursos, palestras e workshops são algumas das ações que podem ser feitas para melhorar sua participação neste mercado. Pense nisso.